As abelhas sem ferrão do Distrito Federal

 

Com mais de 200 espécies no Brasil, as abelhas sem ferrão da tribo Meliponini, apresentam mais de 35 espécies no DIstrito Federal.

Devido as suas características geológicas e biogegráficas únicas, composta por 3 bacias hidrográficas, distintos conjuntos de flora e fauna, o DF representa um estado com uma alta riqueza de espécies de abelhas. Na bacia do Rio Maranhão, ao norte do DF encontramos espécies únicas da bacia do Tocantins como Trigona pallens, enquanto na bacia do Rio Bartolomeu e Descobreto, e do Rio Preto podemos encontrar espécies típicas da bacia do Rio Paraná. 

As áreas de mata de galeria do Distrito Federal representam o extremo da distribuição de várias espécies e devido a perda gradativa desta florestas muitas estão passando pelo processo de extinção regional, como é o caso da Melipona quadrifasciata. 

A listagem aqui apresentada é baseada em dois critérios, registros da década de 90 para trás e registros baseados em ninhos naturais. Estes dois critérios foram selecionados pois há atualmente um intenso tráfico de espécies de abelhas sem ferrão de outros estados e regiões para o Distrito Federal e o registro somente nas flores ou em armadilhas de iscas pets não representam indício de que a espécie ocorre naturalmente no ambiente silvestre.